Turismo na Grécia: O que fazer em Thessaloniki!

Para finalizar os posts da Grécia, resolvi fazer um “resumão” com dicas do que fazer em Thessaloniki! A cidade foge completamente daquela “Grécia típica” que vemos em cartões postais (nada de tudo branquinho e mar azul) e justamente por isso é tão surpreendente! Tanta história e tanta mistura resultam de uma maneira incrível e inexplicavelmente encantadora!

História de Thessaloniki

Para começar, acho que vale falar um pouco mais sobre a história de Thessaloniki! A segunda maior cidade da Grécia, localizada na região de Macedônia, foi fundada em 345 a.c. por Kassandro, rei da Macedônia. O nome da cidade é uma homenagem à esposa dele: Thessaloniki era a irmã de  Alexandre o Grande (que nasceu em Thessaloniki). Composta por 26 pequenos povoados já existentes, a cidade cresceu rapidamente por conta da sua localização privilegiada: no centro de caminhos terrestres e aquáticos.

Thessaloniki (ou ainda Salônica ou Tessalônica) já foi dominada pelo Império Romano e no Império Bizantino foi, inclusive, a segunda cidade mais importante, perdendo apenas para Constantinopla!!! Império Latino, Império Búlgaro e também o Império Otomano também dominaram a região. São mais de 2 mil anos de história, então não é fácil resumir tudo o que essa cidade representou… A Luiza, do 360 Meridianos, fez um post completo sobre a história de Thessaloniki, vale a pena conferir!

O que fazer em Thessaloniki

Com tanta história, já dá para imaginar que prédios históricos não faltam por ali, né? Só não tem mais por conta das duas guerras mundiais e também por conta de um grande incêndio em 1917 que destruiu a cidade… Ainda assim, tem muito para ver em Thessaloniki: Monumentos antigos (Fórum Romano, banhos bizantinos, Arco de Galerius, White Tower), Igrejas Bizantinas (incluindo Agia Sophia e Vlatadon Monastery!), Construções Mulçumanas e até mesmo prédios em estilo Neoclássico!

Além de todos esses prédios históricos, não deixe de passear pelo calçadão de Thessaloniki: são mais de 8km de extensão, à beira do mar mediterrâneo, com uma paisagem de tirar o folêgo que vai render fotos incríveis. É lá que você vai achar a White Tower, a estátua de Alexandre, o Grande e também a escultura de guarda-chuvas! Ah, se o dia estiver limpo, também é possível ver o Monte Olimpo, a morada dos deuses gregos! ;)

Museus em Thessaloniki

Claro que uma cidade com uma história tão rica conta com museus incríveis! Só tive tempo de visitar O Museu da Cultura Bizantina e o Museu Arqueológico, mas Thessaloniki ainda conta com museus sobre a diversos assuntos: história da cidade, Macedônia, Judaísmo, arte contemporânea, cinema, fotografia, Olimpíadas, Ciência… Aqui a lista completa de museus!

Onde comer em Thessaloniki

A cidade é conhecida por ser a capital gastronômica da Grécia, então não faltam opções de bons restaurantes! No Mediterranean Cosmos dá para achar uma imensa variedade de restaurantes, desde comida típica grega até finger foods, hamburgueres e muito mais.

No calçadão em frente ao Mar Mediterrâneo, a variedade também é enorme: basta passear e procurar algum que você se identifique!

Vida Noturna em Thessaloniki

Animada, muito animada! Em Thessaloniki você acha diversos restaurantes, bares e pubs para curtir a noite! Vale a pena se perder pelas ruazinhas próximas ao calçadão e escolher um bar qualquer para entrar!

Onde ficar em Thessaloniki

A melhor região é próxima ao mar e ao calçadão, pois dali é possível ir a pé para a maioria dos pontos turísticos de Thesslaoniki. Fiquei no Mediterraneam Palace Hotel e super recomendo, leia mais sobre ele aqui.

Nos arredores de Thessaloniki: praias, esqui e beleza natural

Se você foi à Grécia à procura de praias,pode achar lugares paradisíacos e lindos bem próximo à Thessaloniki. A beleza natural também está proa lá: dá para conhecer o Monte Olimpo e também esquiar próximo à cidade. Aqui você acha todas as informações!

O que fazer em um dia em Thessaloniki

Deu para perceber que tem muito o que fazer em Thessaloniki, né? Quem só tiver um dia para passear por Thessaloniki (como eu!), recomendo o seguinte roteiro: Cidade alta, descer pelas ruas de Kastra, Fórum Romano, Igreja Agia Sophia, Museu da Cultura Bizantina, Museu Arqueológico, White Tower e passeio de barco! É corrido, mas vale muito a pena passear por mais de 2 mil anos de história em apenas algumas horas!

Eu voltei encantada pela cidade, já quero voltar no verão e conhecer as praias!

Fui à Thessaloniki à convite do Mediterranean Cosmos, mas a minha opinião e experiências são independentes e totalmente pessoais.

Deixe seu comentário