Golfinhos em Setúbal!

Depois de conhecer a Praia dos Galapinhos, realizei outro sonho: ver golfinhos em Setúbal! Desde que me mudei para Lisboa, queria fazer um passeio de barco para vê-los, mas só agora consegui embarcar no catamarã da Vertigem Azul para navegar pelo Estuário do Sado.

Golfinhos no Rio Sado

Os Golfinhos da região do Estuário do Rio Sado formam uma das poucas comunidades com residência fixa no mundo. Isto significa que os golfinhos roazes “moram” por ali, entre Setúbal, Troia e Comporta, basicamente. Assim, a comunidade é protegida e alvo de diversos estudos para ajudar a manter e crescer o número de golfinhos na região.

Golfinhos em Setúbal

Como Ver os Golfinhos em Setúbal

Acredito que das praias de Comporta e Troia, com sorte, seja possível ver os golfinhos de Setúbal. Mas, a maneira mais certeira de vê-los é realmente pegando um passeio de barco e navegando pelos mares calmos da região do Estuário do Sado.

O passeio é uma delícia e super calmo, mas na hora que os golfinhos aparecem, ninguém no barco consegue conter a emoção: suspiros e gritinhos por todos os lados, sorrisos que não cabem no rosto!

Golfinhos em Setúbal

Como eu já tinha visto golfinhos na Praia de Pipa, no Rio Grande do Norte, achei que dessa vez não fosse me emocionar tanto… Vocês viram no vídeo: eu estava errada! rs Quando os primeiros golfinhos apareceram, eu comecei a chorar feito criança! É lindo demais vê-los ali em volta do barco, saltando, brincando, parece até que se exibindo para gente. É mágico! E acho que toda vez que eu ver golfinhos, ficarei assim, toda boba… rs

Passeio de Barco em Setúbal – Golfinhos

Golfinhos em Setúbal

O passeio de Barco pelo Estuário do Sado é uma delícia: vista incrível para as praias da região e para a Serra da Arrábida, num mar azul lindo e calmo! O passeio tem uma duração de 3 horas e você pode pegar o barco em Setúbal ou Troia. Com a Vertigem Azul, fui de cataram, que são aqueles barcos mais largos embaixo. Achei a melhor opção: eu costumo enjoar em barcos e nesse passeio não senti nada, só aproveite a vista!

Golfinhos em Setúbal

Além disso, o pessoal da Vertigem Azul acompanha os golfinhos já há muitos anos; a “proximidade” é tanta que eles reconhecem cada um dos animais pela barbatana! Muito mais do que uma empresa que faz passeios turísticos, eles reúnem dados sobre cada um dos animais, tipo de comportamento, se alguma fêmea está prenha etc. Além do estudo, diversas regras tem que ser seguidas durante a observação de golfinhos, justamente para não perturba-los e e assim ajudar a comunidade a voltar a crescer!

Golfinhos em Setúbal

Também por conta dessa proximidade toda, eles sabem justamente aonde procurar os golfinhos: a rota do passeio de barco pode variar conformo o local onde os golfinhos estão. O mais incrível? Quase nunca falha: em 98% dos passeios, os golfinhos aparecem! Portanto, quando forem pra Setúbal ou Troia, não deixem de fazer o passeio de barco com a Vertigem Azul!

Eu amei ver os Golfinhos em Setúbal e já quero voltar!!! <3

Acompanhe as minhas viagens pelo instagram: @TrendTips!

O passeio de barco foi oferecido pela Vertigem Azul, mas a a minha opinião e experiências são independentes e totalmente pessoais. Em Setúbal, fiquei hospedada no Hostel de Pedra e Sal.

Deixe seu comentário