Festas de Lisboa!

Estou um pouco atrasada para escrever sobre as festas de Lisboa, mas acho que ainda vale a pena! Quando decidi vir morar aqui, li em alguns lugares sobre as festas, mas nunca entendi muito bem o que era, nem como era. Justamente por isso, acho que é interessante escrever o que vi e aprendi sobre o assunto! ;)

Festas-de-lisboa No final de maio, já dá para ver a cidade ganhando cor com a decoração para as festas, que acontecem durante todo o mês de junho para comemorar os Santos (Antonio, Pedro, João). Soa familiar? Sim, em resumo, as Festas de Lisboa (ou “festas dos santos” ou só “santos populares”, são muitos nomes! rs) nada mais são do que festas juninas, em alguns pontos bem parecidas com as brasileiras. Só que aqui a coisa é levada muito à sério, principalmente na noite do dia 12 de junho, véspera de Santo Antônio, o padroeiro da cidade.

Festas-de-lisboa-manjerico Nessa noite em especial, a parte antiga da cidade fica abarrotada de gente (cheio mesmo, nem sabia que existia tanta gente assim na cidade! rs), todo mundo andando pelas ruas estreitas, passeando pelas barracas de comida, bebida e manjericos. O manjerico (que parece nosso manjericão), conhecido como a “erva dos namorados” é super tradicional: vem acompanhado com um cravo de papel e um papel com quadras que remetem à Santo Antônio. São versinhos curtos e fofos, muitas vezes românticos, já que a tradição diz que nessa noite os homens devem dar um manjerico às mulheres amadas. Fofo!

sardinhas-festas-lisboa-2015 O cheiro de sardinha assada está por toda a cidade: tradição das fortes por aqui! Para quem não curte esse tipo de comida, também tem bifanas, chouriço e algumas coisas mais conhecidas pelos brasileiros: cachorros (hot dogs), hambúrgueres, churros, algodão doce. Para beber, cerveja, vinho, sangria e até caipirinhas! rs

Também no dia 12, tem as Marchas Populares, onde alguns bairros de Lisboa desfilam com trajes típicos e danças. Lembra um pouco o carnaval brasileiro, mas muito menor e mais simples. Mas vale a pena de qualquer maneira!

Virei uma sardinha! #LookdaLuli temático #festaslisboa! Rs #luliemlisboa #LuliemPortugal #lisboa #lisbon

Uma foto publicada por Luli Monteleone (@trendtips) em

Durante todo o mês de junho, você encontra praticamente um arraial em cada esquina. Algumas tendas com comida, algumas brincadeiras para as crianças e música, claro. Tem as músicas tradicionais, que o ritmo é igual às músicas que ouvimos nas festas juninas brasileiras, mas também tem música brasileira (sertanejo, axé etc). Dispensável a música brasileira, mas né, tive que superar! rs

Além das festas, ainda tem várias outras atrações que rolam na cidade inteira, durante todo o mês de junho. Dá para consultar a programação no site oficial aqui. Ah, e essa festa enorme que lota a cidade acontece dia 24 de junho no Porto, dia de São João. Quem estiver com viagem marcada para Portugal durante o mês de junho, não pode perder! É incrível ver as ruas tomadas de gente, celebrando a noite inteira!

Espero que tenha conseguido dar um gostinho para vocês de como são as Festas de Lisboa. Se algum português estiver lendo este post e achar que eu escrevi algo errado ou que falta alguma informação, por favor, comente! ;)

Ingressos para atrações turísticas e museus com desconto e sem fila! Quer ingressos para as principais atrações turísticas e museus com desconto e ainda pulando a fila? É só clicar aqui ou no banner acima! Comprando através do Trend Tips, você tem vantagens e ainda me ajuda a continuar viajando e trazendo dicas incríveis para vocês! ;)

Deixe seu comentário