Farina Haus e 4711: qual será a verdadeira água de Colônia?

Farina Haus ou 4711: quem criou primeiro a água de Colônia? Foi isso que tentei descobrir no primeiro dia de turismo em Colônia, Alemanha!

Museu Romano Germânico

Comecei o dia fazendo um walking tour, mas não deu para aproveitar muito por conta da chuva… Ái que decidi ir para um museu (seco e quentinho!) e escolhi o Museu Romano Germânico, que conta toda a história do império romano na região da Colônia. Mosaicos, jóias, esculturas e muito mais sobre a influência do império romano na Alemanha!

4711 – House of Fragances

Depois de um almoço delícia numa taberna fui até a 4711 – House of Fragances. Não cheguei a fazer o tour por falta de tempo, mas fiquei impressionada com a beleza da loja. A fragância não me conquistou: achei muito forte e com cheiro de “antigo”. De qualquer maneira, temos que respeitar um aroma que foi criado em 1972!

Farina Haus

A casa Farina é quem detém o título de verdadeira Eau de Cologne! O perfume, criado em 1709 pelo italiano Johann Maria Farina rapidamente ganhou fama mundial por ser diferente de todos os aromas usados até o momento: a água de colônia Farina é fresca e leve. O Sr. Farina foi tão importante para a história de Colônia que conta até com uma estátua dele na torre da prefeitura!

Farina Haus: a verdadeira água de Colônia!

A Farina Haus permanece no mesmo local e na família Farina até hoje e o aroma é exatamente o mesmo usado no século XVIII! A fragrância cítrica teve como inspiração uma “manhã de primavera na Itália”. Não tem como ser ruim, né?

A autêntica água de Colônia ganhou clientes famosos pelo mundo inteiro: Napoleão, Rei Luís XV, Mozart, Dom Pedro I, Oscar Wilde, Gandhi e mais recentemente, Princesa Diana!

Aqui uma curiosidade: água de colônia hoje em dia é um termo genérico! Por conta do sucesso de Farina, centenas de cópias surgiram ao redor do mundo, e o termo acabou sendo usado em fragrâncias que contém de 2% a 4 % de óleo de perfume, o que faz com que o cheiro seja mais suave e menos duradouro. A Água de Colônia Farina tem mais de 5% de compostos aromáticos, sendo um perfume mais forte e com uma duração maior.

Farina Haus: a verdadeira água de Colônia!

Na Casa Farina, fiz um tour onde pude entender toda a história da Eau de Cologne. A melhor parte? O tour é em português, dado pela Cris, que trabalha na Casa Farina e sabe tudo sobre o perfume e sua história. Foi uma tarde super agradável, recomendo muito marcarem um tour com ela!

Mesmo quem não for fazer o tour, recomendo passarem pela loja : é bem pertinho da prefeitura e cheia de coisas deliciosas! Além do perfume tradicional, a Farina Haus conta com outras fragrâncias também. Ah, o perfume Farina só é vendido em dois pontos de Colônia, em nenhum outro lugar do mundo. Vai ser difícil sair de lá sem essa fragrância exclusiva!

Acompanhe as minhas viagens pelo instagram: @TrendTips!

A visita à Casa Farina foi oferecida pelo próprio local, mas a a minha opinião e experiências são independentes e totalmente pessoais. Em Colônia, fiquei hospedada no A&O Hostels!

Deixe seu comentário