Turismo em Portugal: Convento de Mafra!

Há apenas 25 km de Lisboa, encontra-se o Convento de Mafra, também conhecido como Palácio Nacional de Mafra. Sua construção começou em 1717 por ordem de D. João V, como forma de pagamento à uma promessa (uma filha com a Rainha Dona Maria Ana de Áustria, a princesa Maria Bárbara). O dinheiro da empreitada veio de onde? Do Brasil, obviamente! rs

Em estilo barroco, a construção impressiona desde a primeira vista! São mais de 40 mil metros quadrados, fachada com 232 metros, 29 pátios 880 salas e quartos e 4500 portas e janelas!!! Enorme, mas o projeto inicial era bem mais modesto: a ideia era abrigar apenas 13 frades, mas as coisas mudaram (tinha muito ouro no Brasil! rs) e no final, o local abrigava não só 300 religiosos, mas também um palácio real!

Apesar das proporções enormes, internamente o Convento de Mafra é decorado de maneira bem simples, incluindo os aposentos reais. Curiosidade: o quarto do rei e da rainha ficavam em pontas opostas do palácio, há mais de 230 metros de distância um do outro! Isso que é amor, não? rs

Biblioteca do Convento de Mafra

O ponto alto do palácio é realmente a biblioteca, que conta com chão feito em mármore, estantes no estilo rococó e mais de 36 mil livros. Entre eles, a segunda edição de Os Lusíadas, de Luís de Camões.

Como chegar ao Convento de Mafra

Fui de carro, e aí basta colocar no gps né… rs Quem quiser pode ir de ônibus/autocarro, tem um que sai direto de Lisboa.  Todas as infos aqui. Os bilhetes de acesso ao convento custam 6€. A visita dura por volta de uma hora, mas claro que cada um tem o seu próprio tempo né!

Gostei bastante do Convento de Mafra, mas confesso que esperava mais luxo! De qualquer maneira, é um passeio bem gostoso para fazer, bem próximo à Lisboa! ;)

Deixe seu comentário